sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Justiça mantém comercial com participação de Tiririca na internet

Desembargador revogou liminar que suspendia a exibição na web.
Série usa personalidades para divulgar o site de comércio eletrônico.

 

O desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, juiz auxiliar do Tribunal
Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), revogou a liminar que
suspendia a veiculação na internet de comercial da empresa Bom Negócio
com a participação do humorista e deputado federal Francisco Everardo
Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca.



A decisão é da última sexta-feira (25), uma semana depois que o próprio
Padin havia concedido liminar para que a peça publicitária fosse
retirada da web, mais especificamente do YouTube e do site da empresa.
No dia 16 de julho, o TRE-SP já havia determinado a retirada da
propaganda do rádio e da televisão, atendendo a uma ação protocolada
pelo Partido da República (PR), ao qual Tiririca está filiado.

 



O PR alegou que existe uma determinação que veta a participação de
candidatos em comerciais e que se algum outro partido entrasse com um
processo poderia acarretar em uma multa ou até em eventual cassação do
registro de candidatura. O partido afirmou ainda que a agência que
intermediou o contrato de Tiririca com o Bom Negócio foi quem decidiu
estrear a campanha durante o período eleitoral e que o artista não foi
responsável pela data de veiculação do anúncio.


Com a continuidade da exibição da propaganda na internet, a
Procuradoria Regional Eleitoral fez uma representação contra o PR, o
deputado, o Bom Negócio e também o Google, proprietário do YouTube. A
procuradora eleitoral auxiliar Adriana Scordamaglia argumentou que a
peça feria os princípios de igualdade e isonomia entre candidatos nas
eleições de 2014.

No texto da decisão, o desembargador Cauduro Padin afirmou que o
"conteúdo da peça publicitária não revela caráter de propaganda
eleitoral" e que as restrições impostas pela legislação eleitoral no
rádio e não televisão não se estendem para a internet. "Como os meios
são distintos, a massificação e a memorização da imagem, da fala e da
linguagem, reputou-se de repercussão e consequências diferentes dadas as
diferenças destes veículos", diz o trecho.

'Larga essa mocreia'

Na publicidade de 30 segundos com Tiririca, um casal se prepara para
deixar um apartamento. Quando estão à porta, uma caixa térmica que tem a
cabeça do humorista Tiririca sobre a tampa começa a reclamar.

"Larga essa mocreia, excelentíssimo abestado. Fica sendo mandado por
essa mulher velha, nojenta, aí. Descola, parasita. Leva eu, leva eu.
Vamos para a balada, eu adoro balada", diz Tiririca antes de ser
"apagado" pela mulher que concretizou a venda do objeto.



O comercial faz parte de uma série que utiliza personalidades para
divulgar o site de comércio eletrônico: já participaram Maradona,
Narcisa Tamborindeguy, Paulo Gustavo, Sérgio Mallandro, Supla e Compadre
Washington.

Em nota, o Bom Negócio informou que "para sua atual campanha, a empresa
pensou em artistas, famosos por suas atitudes originais, que pudessem
emprestar suas personalidades para explicar o que é um bom negócio",
explicou a empresa.



"O comercial com o Tiririca segue o mesmo conceito que os anteriores,
com a Narcisa Tamborindeguy, o Sergio Mallandro e Compadre Washington,
por exemplo. Para o bomnegócio.com, o humor característico dessas
personalidades aliado à forma como elas atuam, torna muito claro para o
público a proposta do site”, informou em nota.



Outro lado

Sobre a revogação da liminar que suspendia a exibição do comercial na internet, até a publicação da reportagem, o G1 não conseguiu localizar o PR, o candidato, a empresa Bom Negócio e o Google.

0 comentários:

Postar um comentário